A ELEVAÇÃO A CAPÍTULO

Em 02 de Julho de 1977 o Frater Cardozo convocou uma reunião para discutir a proposta de elevação doPronaos a Capítulo.
Na reunião a Sóror Maria Madureira Ramos posicionou-se contrária, por achar que precisávamos mais experiência.
Por maioria a proposta foi aprovada.
Nessa mesma data foi realizada a escolha dos oficiais que ficou assim composta:
Mestre do Capítulo: Frater Wellington de Sousa Cardozo
Mestre Substituto:   Frater Mário de Farias Lemos Pinheiro
Capelão:                   Frater João Batista Guerra
Guardião Interno:  Frater João Batista Gastão de Andrade
Guardião Externo: Frater José Genovez
Matre:                     Sóror Maria Dolores Veríssimo Madureira Ramos
Cantor:                    Frater Reynaldo Gilberto Fortuna
Cantora:                 Sóror Dolores Sanches Guerreiro Fortuna
Columbas:              Márcia Cristina Azevedo Santos e Márcia Maria Muxagata
Secretária:             Sóror Fátima Regina Rennó
Junta Depositaria
Presidente:            Frater José de Assis Paiva
Secretário:            Frater Luiz Antonio Cese
Tesoureiro:           Frater Lindomar de Souza

Em 04 de Setembro de 1977 Reunião de Instalação do Capítulo São José dos Campos pelos Oficiais do Capítulo Mogi das Cruzes tendo como Mestre o Frater Olavo e Guardião Interno Frater José Cipriano.
Em 28 de Setembro de 1977 Foi realizada a primeira Convocação Ritualística do Capítulo São José dos Campos dirigida pelo Mestre Frater Wellington de Sousa Cardozo com a presença da Grande Mestre do Brasil a Sóror Maria Moura (in memoriam) que professou a sagração do templo. Nessa mesma data em almoço em um restaurante na Av. Dr. Nelson d’Avila a Grade Mestre foi apresentada ao Então PrefeitoEdnardo de Paula que prometeu doar um terreno para a construção de um Templo Rosacruz em São José dos Campos. Essa promessa foi cumprida e é o terreno onde está hoje edificado o Capítulo Rosacruz São José dos Campos,

Em 14 de Novembro de 1978, foi assinada pelo Diretor Superintendente da Cia. Satélites de Terrenos Dr. Sebastião Ruy Rollo Maciel, o então prefeito Ednardo de Paula Santos como representante da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e o Mestre do Capítulo Ofir Ferreira da Silva como representante da Ordem Rasa Cruz em nossa cidade a escritura de doação de um terreno com área de 1985 m² sito a Rua Ipanema, 200 no bairro Jardim Satélite.
Desde a assinatura da escritura até ser edificado o atual Templo, o Capítulo passou por outros endereços para adequação até tornar possível a construção da sede própria.
Além das atividades místicas o Capítulo São José dos Campos vem também atuando em outras atividadescomo sociais como festas e celebrações com a participação de não Rosacruzes e culturais como palestras como por exemplo as mostradas nesse  vídeo, que é um trabalho elaborado pelo Frater Lino.

Essa história não termina aqui, ela será atualizada a medida em que tivermos mais informações.
Podemos dizer que essa é uma história sem fim pois você que frequenta o Capítulo, que participa de eventos especiais como palestras, cursos ou de alguma forma participa de nossas atividades, está escrevendo capítulos dessa história.