HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO CAPÍTULO SÃO JOSE DOS CAMPOS – AMORC

INICIANDO A SENDA DO CAPÍTULO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS AMORC

CAPÍTULO – I

 O começo foi o desejo de um grupo de aproximadamente cinquenta Rosascruzes de São José dos Campos em ter um ponto de encontro, traduzido por um Corpo Subordinado (termo usado na época para definir o que é hoje chamado Organismo Afiliado).  Iniciou-se por uma Carta do Frater Benedito Marcondes Pereira, endereçada a Grande Loja em 03 de Agosto de 1974, confirmando o acordo verbal com Frater Icaro da Silva Martins, autorizando o uso de dois cômodos de sua propriedade sito a R. Vilaça 335 para instalação do Pronaos.

Em 21 de Agosto de 1974, O Grande Conselheiro Charles Vega Parucker envia uma carta resposta, falando a respeito da instalação de um Pronaos em São José dos Campos e informando o motivo de sua ausência uma vez que estaria em Mogi das Cruzes para a Inauguração do Pronaos daquela cidade, fazendo-se representar aqui pelo frater João Polovanick.

Em 25 de Agosto de 1974, realizou-se uma reunião no auditório da ETEP (Escola Técnica Professor Everardo Passos) para fundação do Pronaos São Jose dos Campos.

Fez-se presente o Frater João Polovanick, Monitor Regional, representando o Grande Conselheiro Frater Charles Vega Parucker, que enviou documento referente a referida reunião.

Nessa reunião foram escolhidos os oficiais que iniciariam as atividades sendo:
– Mestre: Frater Icaro da Silva Martins;
– Secretario: Frater André Iakimoff ;
– Guardião: Frater Carlos Zordan, para a gestão 1974 a 1975.

Em 27 de Agosto de 1974 foi comprada a primeira máquina de escrever marca Olivetti para o Pronaos São José dos Campos no valor de CR$ 2.416,00. Nota Fiscal nº. 484 da empresa Inearte equipamentos de escritório Ltda.

Em 25 de Setembro de 1974, recebemos Carta do Capítulo Nova Iguaçu RJ confirmando presença de membros daquele corpo subordinado (organismo afiliado) a cerimônia de inauguração do pronaos São José dos Campos.

Em 25 de Setembro de 1974 a Grande Mestre Sóror Maria Aparecida Moura envia ao Frater Ícaro uma carta felicitando-o (pág 1 e pág 2) por ter aceito a função de primeiro mestre do Pronaos São José dos Campos, juntamente com as instruções e demais documentação necessárias para o funcionamento do Pronaos.

Em 28 de Setembro de 1974 as 16:00h realizou-se a primeira convocação ritualística do pronaos São José dos Campos (conforme descrito na circular número 02/74 – pág. 1 e pág. 2) e com a presença de fratres e sorores de varias cidades destacando-se Jacareí e Mogi das Cruzes que ao longo do tempo prestigiou e vem prestigiando nossa confraria.

No período entre 28/09/1974 e 14/12/1974 foram realizadas oito convocações ritualísticas com presença total de 203 membros o que leva a uma média de 25 membros por convocação.

No período de 01 de Novembro de 1974 a 30 de Novembro 1974, visando intensificar o convívio rosacruz, bem como proporcionar diversão sadia aos membros do Pronaos São José dos Campos, foram realizadas duas excursões sendo uma para a loja São Paulo e outra para o Capitulo Campinas.

Em Dezembro 1974 O Pronaos recebeu 50 pedidos de ajuda espiritual.  Como resultado dos trabalhos da comissão de conforto, 25 novos membros foi afiliados a AMORC e 20 membros inativos pediram reafiliação.

Em 21 de Dezembro de 1974 foi feito o primeiro jornal do pronaos intitulado “O Simbólico”.

Por ocasião das festas natalinas foram feitas e entregues pelo Pronaos aos membros ativos e inativos lembranças alusivas a data.

De Setembro a Dezembro de 1974, durante esses quatro meses de atividades, o pronaos São José dos Campos, se estruturou administrativamente criando: O Departamento de Suprimentos, a Biblioteca, as Comissões de conforto, de Recepção, de auditoria, de Manutenção, de Revisão de Graus, de Imprensa e Comissão Social.

Em Dezembro de 1974 o Pronaos mudou-se para a Travessa Rio de Janeiro n° 43 Fundos.

Em 06 de Janeiro de 1975 foi assinada a Carta Constituiva do Pronaos São José dos Campos pelo Imperator Frater Ralph Spencer Lewis.

Em Julho de 1975 o Frater Ciro Pacheco dos Santos é instalado como mestre pelo Frater Ícaro da Silva Martins, para a gestão 75/76.

Esse então providenciou a transferência das instalações do Pronaos para a Rua Berna n° 82 no Jardim Augusta em instalações mais favoráveis para os membros da época.

Em Julho de 1976, Frater Ciro Pacheco dos Santos passa ao Frater Francisco Paulo Romeu a Função de Mestre do Pronaos para a gestão 76/77, ainda nas instalações da Rua Berna 82 no Jardim Augusta.

Em Julho de 1977 o Frater Francisco Paulo Romeu passa o cargo para o Frater Wellington de Sousa Cardozo para a gestão 77/78.

Esse providenciou a mudança do Pronaos para a região Central de São José dos Campos, em instalações mais amplas e confortáveis localizada a Rua Siqueira Campos, 211 1° Andar em 17 de maio de1977.

Nesse endereço, o Pronaos foi elevado a Capítulo, mas essa é uma história que será contatada no próximo capítulo.